Foto: Felipe Dalla Valle (Diário)
O ex-procurador de Justiça Cesar Faccioli assumiu, na manhã de ontem, a Secretaria de Administração Penitenciária do governo Eduardo Leite (PSDB).
Atualmente, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PTB), que é secretário da Segurança Pública, acumulava também a pasta. Na solenidade no Piratini, Faccioli reconheceu o grande desafio que terá pelos próximos três anos e nove meses e reforçou que, sozinho, não conseguirá enfrentá-lo. "A gestão dialogada não é mais uma opção ou questão ideológica, é necessária e o único caminho possível em um estado democrático. Eu assumo aqui o compromisso de buscar união entre todas as instituições e poderes e faço um pedido: quero a ajuda e a cooperação de todos vocês. Somente assim poderemos superar os problemas e realmente mudar o sistema penitenciário gaúcho", destacou o novo secretário.
Proibição de viagem a servidor repercute na Câmara
Com perfil para o diálogo, Faccioli é nome técnico e tem o respeito da sociedade. Ele já foi secretário de Justiça no começo da administração de José Ivo Sartori (MDB). Ao assumir a pasta de Administração Penitenciária, ele deixou oficialmente o Ministério Público (MP), onde atuou por três décadas e atualmente exercia a função de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.